MENU
TwitterFacebook
SEÇÕES

Posted on 17/junho/2017 in Colaboradores, Slide

Fui bloqueada no Facebook, e agora?

Fui bloqueada no Facebook, e agora?

*Por Mariana Saliola

Há duas semanas meu perfil foi bloqueado… e até agora não sei o motivo. Mas, naqueles 2 dias de ´exílio feicibuquiano involuntário´, percebi, com certo pânico o quanto toda a nossa vida pode ser ´congelada´ quando você sai de uma rede social… do número do telefone da sua tapeceira aos posts dos grupos de discussão, passando pelos contatos comerciais (porque trabalho com isso), contatos da família que mora longe e até mesmo pelos sites de relacionamento! Você está fora de alcance e de repente, para tudo.

E você começa a se arrepender daquela comodidade de fazer ´login´ com a sua conta do Facebook, porque você se transformou num refém do Mark!

É certo que criar um perfil de consumidor em cada site de e-commerce é chato… mas quando você tenta acessar a drogaria para conferir quando o pedido vai chegar e você simplesmente não consegue, aí você repensa o quanto a sua privacidade, de fato, não lhe pertence mais.

Acho incrível que ainda haja (e ainda há de fato!) muita gente que fica fora das redes sociais… houve até uma reportagem na TV sobre uma moça que ficou VOLUNTARIAMENTE um ano sem acessar a internet – a não ser para pegar e-mails… mas no caso dela, a diferença é que ela optou por isso. No meu caso, foi como se tivessem roubado minha carteira, meus documentos, identidade e CNH!

Da noite para o dia não havia mais como entrar em contato com as pessoas – porque afinal, a gente acaba usando e abusando do Messenger – porque o perfil estava bloqueado. As páginas de clientes que estavam sob minha responsabilidade, congeladas! Os grupos que eu administro, ali… largados… e aí você tem que tentar avisar os seus amigos sobre o que está acontecendo… entra no Whatsapp e se dá conta de que também não tem os números ali! Acredito que, guardadas todas as proporções, foi uma experiência digna de censura, um sequestro relâmpago, um atentado contra minha liberdade democrática.

Mariana Saliola

Os amigos que procuravam meu perfil, eram surpreendidos com uma mensagem de ´conteúdo indisponível´. E como explicar para sua mãe que você não fez nada… ou pelo menos, não lembra de ter feito nada que possa ter violado as políticas do Facebook…

Com uma mensagem do Facebook agradecendo a confirmação de identidade, depois de 48 horas de exílio, meu perfil é devolvido. Ainda tendo entender o que motivou o bloqueio. Mandei 2 mensagens pela central de ajuda. Nenhuma resposta daqueles invasores de contas-alheias… e a certeza de que estamos, realmente, num gigantesco Big Brother, sem regras claras nem prêmio milionário na final.

468 ad

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *