MENU
TwitterFacebook
SEÇÕES

Posted on 29/junho/2017 in Crônicas

Sou feminista SIM, mas pode me chamar de bonita

Hoje participei, na OAB de Cotia do evento “Representatividade Democrática Feminina” promovido pelo Ministério Público de São Paulo e não por acaso em Cotia  mas porque a cidade, segundo o procurador eleitoral  Luiz Carlos Gonçalves é a pior no Estado de São Paulo quando o assunto é representatividade de mulheres na política. Mas esse assunto vai ficar pra depois.

Agora quero compartilhar um dos momentos que me deixou aqui pensando com meus botões: ao abrir o evento, o presidente da OAB de Cotia Tuca Miramontes foi repreendido por uma das mulheres presentes ao dizer que o local estava cheio de mulheres bonitas; “chamar de bonita é machismo”, retrucou a colega alguns metros na minha frente. Tuca se defendeu e disse que não e um burburinho se fez no salão. A mesma observação foi feita posteriormente por uma das palestrantes.

Amigas feministas queridas. Eu também sou feminista.  É certo que estou longe de ser uma ativista da causa, mas comungo desses ideais [feministas] – quem me conhece ou me acompanha por aqui e na rede sabe como eu penso.  Mas me permitam discordar neste ponto especificamente.

Vale sempre lembrar que feminismo não é contrário de machismo. Feminismo é defender direitos iguais para homens e mulheres.

Chamar uma mulher de bonita, sobretudo da forma elegante e educada de Tuca Miramontes  pra mim não é machismo.  Poxa, mulheres, não vamos radicalizar, qual o problema de receber um elogio? Se não queremos ser chamadas de bonitas, lindas e belas então porque gastamos horas nos arrumando, escolhendo a melhor roupa, maquiagem, cabelo, gastamos fortunas para nos embelezarmos, pra quê?

Ainda temos muito que avançar quando o assunto é igualdade de gênero, direito de mulheres como muito bem elencaram os palestrantes do evento. Os homens ainda têm muito que aprender sobre como se comportarem com as mulheres etc etc etc. Aliás, está na hora também de pararmos de generalizarmos, claro que a maioria é machista SIM , mas isso também está mudando. Ou só eu sou uma privilegiada de conviver e conhecer muitos homens que são feministas e tantos que estão se esforçando muito para ficarem livres desse pensamento que é enraizado na nossa cultura?

Amigo Tuca Miramontes, pode me chamar de bonita, eu deixo. E homens que se relacionam comigo, podem abrir a porta do carro pra mim, me mandar flores, puxar a cadeira no restaurante e se for uma razão muito especial podem até pagar a conta sozinhos, não vou chama-los de machistas, não por isso.

468 ad

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *