Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Posted on 15/abril/2019 in Crônicas, Slide

Três pontos para ficar ligado

Três pontos para ficar ligado

Começando a semana do feridão de páscoa com alertas da economia, produção, empregos e não pagar mais imposto do que deve.

1 – Situação da Avianca.

A maior empresa do ramo aéreo do país que teve seu plano de recuperação aprovado em dezembro do ano passado cancela 150 vôos e entrega aeronaves por falta de pagamento.

A extremamente preocupante quando empresas do porte da Avianca começam a desmobilizar seus ativos, e por consequência  demissões em massa. Normalmente essas demissões vão se transformar em casos na justiça do trabalho. Ninguém sai bem desta estória. Trabalhadores não recebem tudo que tem direito e a empresa cheia de restrições não se recupera mais.

Sinais como estes vêem desde o ano passado quando a Tigre anunciou ferias coletivas a Coca Cola ameaçou sair do país e a Ford foi de uma vez.

O legislativo está sentado sobre a reforma da previdência e segundo o executivo impede a retomada do crescimento. Isso a gente entende. Mas não dá pra entender o que nós temos a ver com esse impasse, sendo que nossos impostos continuam sendo recolhidos do mesmo jeito.

Trabalho e dignidade. Nem precisa de mordomias.

2 – Prévia do PIB

Outro sinal preocupante de que a economia está minguando. No primeiro bimestre neste ano temos a maior baixa que foi foi em maio de 2018 na greve dos caminhoneiros. Janeiro caiu -0,31% e fevereiro -0,79%.

A queda é um sinal claro de recuo na economia e na produção do país.

Por mais que se tenha a intensão de um otimismo, os sinais estão apontando o contrário. Não é uma crítica contra o governo e si mas, um dos muitos alertas que as coisas não andam bem.

Como no primeiro item, as noticias de empresas em grandes dificuldades e recuso da economia é uma mistura perigosa.

Vamos acordar por que os sinais são constantes.

3 – Imposto de Renda

Já estamos na segunda metade do mês e ao fim dele também o fim do prazo para entrega de imposto de renda.

Lembre-se bem que a não entrega da declaração pode gerar multa e até suspensão do seu CPF.

E ainda tem a questão do preenchimento que pode gerar muita dor de cabeça para o contribuinte que bem ou mal intencionado cometer erros na declaração, vai arrumar uma boa dor de cabeça.

Esse sistema da receita é uma das poucas coisas que funciona neste país, e vem cada ano aperfeiçoando o processo de entrega e verificação das declarações.

Precisaria fazer isto do outro lado, cobrando uma transparência por parte do dinheiro publico tão mal aplicado quando não é desviado. Já imaginou como seria interessante? Se nós tentarmos desviar um dinheiro ou esconder o seu recebimento, eles pegam. Poderia ser do mesmo jeito, cada vez que um pagamento é feito a empreiteira e parte é desviado para as contas de um politico.

A comprovação que gastamos com educação e saúde tem que ser bem registrada, comprovantes seguros e válidos. Já imaginou que se fizessem isto com os valores repassados para os ministérios e todo fluxo até chegar aquele posto de saúde ou escola perto da sua casa?

Quem sabe um dia a chegamos a este nível de transparência.

 

Anselmo Duarte
Psicanalista, Escritor, Jornalista, Palestrante e Engenheiro.
Autor de livros de auto ajuda e Romances policiais, atuante em palestras na busca do autoconhecimento e da valorização da saúde mental
https://www.facebook.com/anselmoduartepsic/
anselmoduarte.com

 

468 ad

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *